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HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Período letivo:
Segunda a sexta-feira das 7h40min às 22h30.
Sábado das 9h às 13h.

Período não letivo:
Segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Nossos canais de Comunicação:
15 98105-0342
@biblioteca_uniso

Biblioteca Central – Cidade Universitária
Tel.: (015) 2101-7019
E-mail/Teams: biblioteca@uniso.br

NORMAS ABNT

Acesso disponível nos computadores da Biblioteca.

Solicite a permissão de acesso na recepção da Biblioteca, localizada no 4º Piso.

Para mais informações entre em contato através do e-mail: biblioteca@uniso.br

 

CONHEÇA A BILIOTECA

História

A história da Biblioteca “Aluísio de Almeida” começa bem antes da Universidade de Sorocaba, em 1954, ano em que a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba (FAFI), embrião da Uniso, iniciou suas atividades.
Com um acervo de aproximadamente 579 livros, doados pela Família Scarpa, a fundação da Biblioteca ocorreu em março de 1954. Em 1959, acompanhando o crescimento da Faculdade e criação de novos cursos, a Biblioteca já contava com 4.270 volumes em seu acervo. Vinte anos depois, sob o nome de Biblioteca da Fundação Dom Aguirre, seu acervo totalizava 20.698 volumes.
Em 1981, em homenagem ao Monsenhor Castanho de Almeida, o nome da biblioteca passou a ser Biblioteca “Aluísio de Almeida”, pseudônimo deste grande historiador sorocabano. A partir daí, depois de muito trabalho, a Biblioteca cresceu em espaço físico e organização, recebendo, em 1994, com a transformação das Faculdades em Universidade de Sorocaba, o tão esperado título de Biblioteca Universitária.
Ao completar 40 anos, a Biblioteca “Aluísio de Almeida” contava com um acervo de 46.349 volumes (livros) e 1.570 títulos (periódicos).
Aos 60 anos, já possuía mais de 230 mil volumes entre livros, periódicos, materiais audiovisuais, etc.

Neste ano (2024), a Biblioteca está completando 70 anos de história e, ​além da grandiosidade de seu acervo físico, com mais de 169.000 volumes, possui mais de 17.700 livros digitais, 2.297 periódicos digitais e mais de 2.400 artigos indexados, abrangendo todas as áreas do conhecimento. Atende a todos os cursos da universidade e muito mais, cumprindo a principal função da Biblioteca que é servir de apoio ao ensino e à pesquisa, visando sempre ao aprimoramento intelectual de seus usuários! A comunidade acadêmica tem acesso ao Portal de Periódicos da CAPES e a Bibliotecas Virtuais, possibilitando, através do seu catálogo, o acesso a milhares de e-books. Disponibiliza, também, espaço para leitura individual e em grupo e diversos outros serviços que só a Biblioteca pode oferecer!

Conta com duas unidades: na Cidade Universitária e no câmpus Trujillo.

Na Cidade Universitária existe um espaço inovador, onde alunos se encontram para um bate-papo, descanso ou apresentação de trabalhos, e professores podem utilizar para ministrar aulas, debates e palestras.
Na Biblioteca também estão alocadas startups e o Instituto de Ciência e Tecnologia – Uniso Tech, além de espaço para café e refeição.
Dos catálogos em fichas à consulta via internet através de dispositivos móveis, tendo a informação na palma da mão, a Biblioteca continua sendo um local de estudo, de encontro, onde muitas portas se abrem através das páginas de cada livro que ela oferece ao seu usuário, seja ele físico ou virtual.
Esperamos por você! Seja bem-vindo!

Patrono – Aluísio de Almeida (Monsenhor Luiz Castanho de Almeida)

Aluísio de Almeida, pseudônimo de Monsenhor Luiz Castanho de Almeida, nasceu em 6 de novembro de 1904, em Guareí, estado de São Paulo.

Padre, historiador, escritor, o patrono da biblioteca é autor de vários livros sobre Folclore, Religião e História, em especial a de nossa cidade de Sorocaba, além de ter contribuído com a imprensa local através de artigos sobre temas específicos, abrangendo todos os assuntos.

Breve biografia:
Ingressou no seminário em 1918; cursou Filosofia e Teologia. Tendo concluído os estudos para o sacerdócio em 1924, precisou aguardar a idade mínima para ordenar-se, no dia 8 de maio de 1927, na Catedral de Sorocaba.

Foi padre coadjutor em Itararé e Itapetininga entre 1929 e 1930, até que assumiu sua própria paróquia em Guareí. Foi transferido para Sorocaba em 1933, onde residiu até o fim de sua vida.

O gosto pela pesquisa surgiu em 1939. Passava horas nos arquivos da Cúria Diocesana, da Prefeitura e dos cartórios, vasculhando informações sobre a cidade e colaborando com a imprensa local e paulistana. Publicou vários livros.
Fora da literatura, trabalhou pela preservação da memória sorocabana.Padre Castanho, como era chamado Luiz Castanho de Almeida, faleceu em 28 de fevereiro de 1981, em Sorocaba.

Dados do Acervo

O acervo é organizado de acordo com a Classificação Decimal Dewey – CDD e o código de catalogação adotado é o Código de Catalogação Anglo-Americano – CCAA2, 2. ed. (AACR2). É composto por material Bibliográfico: livros, periódicos, teses e dissertações; e Audiovisual: fitas de vídeo, DVDs, CD-ROMs e mapas. A Biblioteca ”Aluísio de Almeida” também disponibiliza acervo Braille para usuários portadores de deficiência visual, a Coleção Arte na Escola (destinado a professores da rede pública de ensino, também disponível aos nossos usuários para empréstimo), além de milhares de e-books que podem ser consultados diretamente através do catálogo online. O sistema de gerenciamento de bibliotecas utilizado é o Pergamum, que permite ao usuário consultar o acervo através do catálogo online (busca por autor, assunto, título, coleção, tipo de material, etc.), verificar a disponibilidade do material, efetuar reserva e renovação, cadastrar áreas de interesse para receber por e-mail informativo de novas aquisições, consultar histórico de empréstimos, dentre outros.
Para pesquisar os catálogos, basta acessar os terminais de consulta disponíveis nas bibliotecas ou Clicar aqui.

ACERVO FÍSICO
Área Títulos Volumes
Ciências Exatas e da Terra 5.064 12.413
Ciências Biológicas 1.243 2.552
Engenharias 1.642 6.903
Ciências da Saúde 3.545 9.644
Ciências Agrárias 691 2.131
Ciências Sociais e Aplicadas 24.469 53.308
Ciências Humanas 26.098 44.736
Linguística, Letras e Artes 19.326 33.838
Total 82.078 165.525

ACERVO GERAL POR ÁREA DE CONHECIMENTO:

LIVROS E PERIÓDICOS IMPRESSOS
Livros e Teses Periódicos Correntes
Área Títulos Volumes Nacionais Internacionais
Ciências Exatas e da Terra 5.054 12.466 1
Ciências Biológicas 1.237 2.549
Engenharias 1.634 6.899 1
Ciências da Saúde 3.509 9.597 1
Ciências Agrárias 682 2.122 3
Ciências Sociais e Aplicadas 24.460 53.462 4
Ciências Humanas 26.052 44.771 6 2
Linguística, Letras e Artes 19.238 33.742 1
Total 81.866 165.608 16 3
MULTIMÍDIA (DVDS e CD-ROMS), MAPAS E NORMAS
Área Vídeos / DVDS / CD-ROMS Normas Mapas
Títulos Vol. Tit. Vol. Títulos
Ciências Exatas e da Terra 110 125 2 2
Ciências Biológicas 4 4 2
Engenharias 41 64 153 270
Ciências da Saúde 73 96
Ciências Agrárias 13 25
Ciências Sociais e Aplicadas 323 430 50 78
Ciências Humanas 295 551 56
Linguística, Letras e Artes 733 1.216 6 11
Total 1.592 2.511 211 361 58
ACERVO DIGITAL
Área Livros Periódicos Artigos indexados
Ciências Exatas e da Terra 111 17
Ciências Biológicas 98 1
Engenharias 141 4
Ciências da Saúde 316 16
Ciências Agrárias 96 2
Ciências Sociais e Aplicadas 552 322
Ciências Humanas 618 2.033
Linguística, Letras e Artes 365 39
Total 17.795 2.297 2.434
Base de Dados e bibliotecas digitais
Grupo A Livros Assinatura
Portal de Periódicos da Capes Livros, periódicos, anais, patentes, etc. Convênio
CAFe (RNP) / CAPES Conteúdo do Portal da CAPES (acesso remoto) Convênio
Normas (ABNT/ISO e Documentos regulatórios) Normas Brasileiras e Internacionais e outros documentos Assinatura

Dados ref. 2023.

*Os artigos indexados são dos periódicos publicados pela Uniso, dos programas de Pós-graduação.

Inscrições de Usuários

Alunos: inscrição automática no ato da matrícula. O cartão de identidade estudantil é virtual, disponibilizado no AppAluno e a senha para empréstimo deve ser cadastrada na Biblioteca.
Professores e funcionários: inscrição automática no ato da admissão pelo Setor de Recursos Humanos. Utilizar o cartão de identidade funcional e cadastrar uma senha na Biblioteca.
Ex-alunos de cursos regulares: O cadastro pode ser solicitado via e-mail ou WhatsApp, informando dados pessoais como nome, endereço, telefone, e-mail, e apresentação de RG, comprovante de endereço e de conclusão de curso. O pagamento da taxa anual é feito após a aprovação do cadastro.
O cartão do usuário é pessoal e intransferível e a senha é a sua segurança, não a forneça para ninguém!
A Biblioteca é aberta à comunidade em geral para consulta local. Para utilizá-la, é necessário apresentar um documento pessoal com foto (preferencialmente RG).

Serviços Oferecidos

  • Atendimento especial para deficientes visuais
  • Capacitação para normalização de trabalhos, conforme normas ABNT
  • Capacitação para uso e acesso às bases de dados
  • Catálogo online
  • Comutação bibliográfica
  • Consulta local
  • Disseminação seletiva da informação através do Pergamum
  • Empréstimo domiciliar
  • Empréstimo interbibliotecas (malote entre as duas unidades)
  • Espaço para exposições
  • Produção de Ficha catalográfica
  • Orientação aos usuários para uso da Biblioteca
  • Orientação individual de normalização de dissertações e teses
  • Renovação e reservas online
  • Visita orientada

CIRCULAÇÃO DE MATERIAIS

O empréstimo é permitido aos alunos, professores, funcionários e ex-alunos de cursos regulares inscritos como usuários especiais. Podem ser emprestados livros, teses, dissertações, fitas de vídeo, CD-ROMs e DVDs.

O empréstimo poderá ser renovado até duas vezes, por igual período, desde que o usuário não esteja em débito com a Biblioteca e que não haja pedido de reserva da publicação por parte de outro usuário. A renovação poderá ser feita via internet, pelo APP Aluno ou pessoalmente na Biblioteca, desde que os livros estejam em mãos.

Obras de referência (dicionários, bibliografias, enciclopédias), mapas, obras esgotadas e documentos, podem ser consultados localmente, não sendo permitido o empréstimo domiciliar.

Também não serão emprestados dois exemplares ou mais da mesma obra para o mesmo usuário.

Tabela de quantidade e prazo de empréstimo por categoria de usuário
Categoria de Usuário Quantidade Limite para Empréstimo Prazo de Empréstimo
Especial 3 publicações 10 dias
Funcionários 5 publicações 10 dias
Graduação e Extensão 5 publicações 10 dias
Mestrado e Doutorado 5 publicações 15 dias
Pós-Graduação- Lato Sensu 5 publicações 15 dias
Professores 10 publicações 15 dias

Válida desde 11/08/2014.

Ajuda para Renovação pela Internet

Antes de efetuar a renovação do material, o usuário deverá certificar-se de que o mesmo não esteja atrasado ou no limite de renovação, e que não há pendências de multa por atraso de outros materiais em seu nome.

O empréstimo poderá ser renovado até duas vezes, por igual período, desde que o usuário não esteja em débito com a Biblioteca e que não haja pedido de reserva da publicação por outro usuário, por isso, fique atento às mensagens que aparecem na tela.

Para efetuar a renovação, siga os seguintes passos: Na tela de consulta, clique em “Meu Pergamum”;
Digite seu código de identidade estudantil (RA) e sua senha; Selecione a opção Empréstimo/Renovação;
Marque o título da publicação que deseja renovar; Clique no botão Gravar e aguarde a confirmação;
Anote a nova data de devolução na papeleta que fica no bolso do livro; Para sua maior segurança, imprima o recibo e coloque-o no bolso do livro.

ATENÇÃO!
A Biblioteca não se responsabiliza pelas renovações feitas pela internet. Fique atento aos horários de funcionamento, pois, em caso de impossibilidade do acesso online, o usuário deverá fazer a renovação ou devolução pessoalmente na Biblioteca onde efetuou o empréstimo.

Publicações que estejam no limite de renovações ou em atraso, ou reservadas para outro usuário, são bloqueadas automaticamente pelo sistema.

A multa por atraso é irrevogável. Verifique sempre a mensagem de confirmação (ou não) da renovação que aparece na tela após a tentativa e/ou conclusão da renovação.

Atraso na Devolução

O atraso na devolução de materiais da Biblioteca gera multa automática por dia e quantidade de material em atraso. O usuário em situação irregular na Biblioteca não poderá utilizar o serviço de empréstimo ou renovação, até que regularize sua situação.

Extravio de publicações

Em caso de extravio ou de qualquer dano constatado em material do acervo, o usuário responsável deverá repor o material por outro idêntico ao danificado, ou de edição mais atual do mesmo, no prazo máximo de 10 dias. É importante comunicar o extravio no Setor de Devoluções da Biblioteca antes do vencimento da data de devolução para que não seja cobrada a multa por atraso.

Lembre-se, é importante!

A senha é sua segurança, não a forneça para ninguém.

Atenção à data de devolução. O atraso implica cobrança de multa.

O material somente poderá ser renovado, por duas vezes, se não estiver em atraso ou reservado para outro usuário. Após a segunda renovação é necessário que o livro permaneça na Biblioteca por um período de 24 horas, à disposição de outros usuários, antes de emprestá-lo novamente.

A reserva pode ser feita nos terminais de consulta das bibliotecas ou via Internet.

Usuário consciente

O material da biblioteca só poderá ser fotocopiado em parte, de acordo com o inciso II, do artigo 46 da Lei 9.610/98.
Não marque, grife ou faça anotações de qualquer espécie nos livros, revistas, dissertações, teses, jornais e demais documentos, assim como recortar, arrancar folhas, rasgar ou sujar os mesmos. A preservação das obras da Biblioteca significa a continuidade do acesso para nós mesmos e para a geração futura.

Jogue papéis no lixo, conserve mesas e cadeiras limpas. A limpeza também depende de você.

Por questão de higiene e prevenção contra insetos e animais roedores, não é permitido alimentar-se nas dependências da Biblioteca.

Por questão de segurança e saúde, é proibido fumar nas dependências da Biblioteca, de acordo com a lei Estadual nº 13.541/2009.

Por questão de cultura e de respeito, não se permite a permanência de pessoas, no interior da Biblioteca, em trajes inadequados.

Utilize o guarda-volumes durante sua permanência na biblioteca, se necessário, pois não é permitida a entrada com nenhum tipo de bolsa, mochila, fichário, pasta de laptop, sacolas ou similares.

Para colaborar com o estudo dos colegas, permita-se ficar em silêncio, ou use tom de voz baixo. Assim como ao utilizar o telefone celular, ou outro aparelho eletrônico, configure para o modo “vibra” e lembre-se que você está num local de estudos.

Por gentileza, solicitamos que os materiais consultados sejam deixados sobre as mesas, que os funcionários da biblioteca os recolocarão na estante.

ART ACADEMY

O programa Art Academy tem como objetivo promover ações culturais na Uniso. Uma das frentes desse programa é o apoio à realização de exposições e manifestações artísticas nos espaços da Universidade, como o da Biblioteca Central “Aluísio de Almeida”, na Cidade Universitária. Nesse local, poderão ser realizadas exposições comemorativas, mostras de artistas plásticos da comunidade interna e externa, apresentações musicais, apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos alunos, lançamentos de livros, etc.

Como agendar meu evento?
Para utilização dos espaços, deve-se seguir as seguintes orientações:
Solicitação de agendamento via formulário com, no mínimo, 30 dias de antecedência: CLIQUE AQUI;
No caso de exposições, o período mínimo de realização são 15 dias, e máximo de 30 dias;
Para apresentações de teatro, dança e musicais, sugerimos os seguintes horários: das 11h às 13h e das 17h às 19h. Para escolher outros horários, consulte a disponibilidade, de acordo com o Regulamento da Biblioteca, disponível em: https://sistema.uniso.br/site-uniso/biblioteca/regulamento-2016.pdf;
Horário para montar a exposição: das 13h às 18h;
A divulgação será feita pela Assessoria de Comunicação da Uniso, em conformidade com o item C;
Todo o material necessário para a realização do evento ficará a cargo do proponente, tais como painéis, expositores, cenário, etc.

Periódicos Eletrônicos Open Access

Aqui você encontra uma lista de periódicos de acesso aberto (gratuitos) divididos por área do conhecimento e por curso. Clique no link abaixo, escolha a área de conhecimento do seu curso e navegue neste conteúdo.

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