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EPECOM 2024

SOBRE O EVENTO

EDIÇÃO 2024 - EDUCAÇÃO MIDIÁTICA

GRUPOS DE TRABALHOS

QUADRO DE DATAS

PROGRAMAÇÃO

ORGANIZAÇÃO E COMITÊ CIENTÍFICO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

SUBMISSÕES / LISTA DE COMUNICAÇÕES APROVADAS

SOBRE O EVENTO


O Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura (EPECOM) é organizado pelo corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCC) da Universidade de Sorocaba (Uniso) desde 2007. O evento – anual, em âmbito nacional; bienal, em âmbito internacional – reúne pesquisadores interessados em refletir sobre questões comunicacionais e culturais.

O EPECOM recebe trabalhos resultantes de pesquisas finalizadas ou em andamento nos níveis de graduação – Iniciação Científica e TCC – e de pós-graduação – mestrado, doutorado, pós-doutorado e professores-pesquisadores. Os trabalhos aprovados pela comissão organizadora, que conta com docentes do PPGCC na sua composição, são apresentados nos cinco Grupos de Trabalhos (GTs), correlatos aos grupos de pesquisa que compõem o PPGCC.

A cada ano, o EPECOM traz uma temática que norteia as mesas de abertura e de encerramento do evento e tem por objetivo explorar aspectos do universo da pesquisa em comunicação e cultura, em consonância com a área de concentração e as linhas de pesquisa do PPGCC. A temática também pode servir de inspiração para os expositores de trabalho que participam dos GTs, assim, comunicações em diálogo com o tema eleito para a edição são bem-vindas.

Desde 2017, foi criado um espaço exclusivo para alunos de graduação, o EPECOM Jr., que tem por objetivo apresentar aos jovens pesquisadores uma oportunidade de experimentar o ambiente científico. O encontro júnior é formado por três GTs que propõem um diálogo entre as linhas de pesquisa da Pós-Graduação da Uniso e as áreas de interesse dos graduandos de comunicação social, principalmente. São aceitos trabalhos de alunos e grupos de alunos em nível de graduação da Uniso e de outras instituições de ensino superior. Mesmo que os autores cursem graduações de áreas outras que não a comunicação, suas pesquisas podem ser encaminhadas para o EPECOM Jr. se tiverem vínculos com a temática de comunicação e cultura.

Os artigos submetidos ao EPECOM e ao EPECOM Jr. aprovados são selecionados para compor os Anais do encontro, que, a partir de 2017, são apresentados em versão digital no site do PPGCC (uniso.br > Pós-Graduação > Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura > Programa > EPECOM).

O EPECOM é sempre realizado no final de setembro, e a chamada de trabalhos é aberta no primeiro semestre, entre fevereiro e março de cada ano. Todas as datas e a programação completa ficam disponíveis aos interessados com antecedência, no site da Universidade de Sorocaba (uniso.br).

EDIÇÃO 2024 - EDUCAÇÃO MIDIÁTICA


O XVIII Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, será um espaço dedicado à análise e discussão da educação midiática, tema de grande importância, tanto no âmbito da comunicação quanto no da educação.

Lembramos que há várias denominações que se aproximam do que designamos aqui educação midiática. No Reino Unido e nos Estados Unidos prevalece o termo literacia midiática; em Portugal, literacia dos media; na Espanha, competência midiática; no Brasil, letramento midiático; na França e na Austrália, por fim, transletramento.

Abordar reflexões que enriqueçam a compreensão do conceito de educação midiática, ou educação para as mídias, bem como sua implementação prática tornou-se um imperativo, dado o papel pujante das redes sociais no nosso cotidiano e nas instâncias política e econômica. Se de um lado, instauram novas relações e dinâmicas de comunicação instantânea e globalizada; de outro, disseminam desinformação capaz de impactar negativamente a democracia.

No tocante à democratização da informação, Chauí destaca que, dada a estrutura autoritária de nossa sociedade, as mídias sociais ao instaurarem a tendência de substituir o espaço público da opinião pelo espaço privado, pela difusão em público de gostos, preferências, aversões, desaforos, calúnias e difamações, não fortaleceram a democracia. Assim, as mentiras ganharam novos espaços para se propagarem.

David Buckingham enfatiza que a educação midiática deve concentrar-se em ensinar sobre as mídias e seu funcionamento em vez de ensinar com ou através das mídias. Ele propõe que a educação midiática aborde os conceitos de linguagem midiática; de representação, com foco na relação com a realidade; de processo de produção e consumo midiático. Decorrem daí questões a serem discutidas neste evento: como podemos desenvolver e relacionar esses conceitos em práticas educacionais que promovam a educação midiática? Como os profissionais da comunicação podem contribuir para isso?

Também serão bem-vindas comunicações com resultados de pesquisas pertinentes para cada um dos Grupos de Trabalhos

GRUPOS DE TRABALHOS


GT1 Narrativas contemporâneas nas mídias
Espaço para discussões sobre pesquisas que tratam da análise de narrativas contemporâneas nas mídias, com foco nos seus processos de produção e na geração de sentidos, na interface com a cultura e outras áreas de conhecimento, envolvendo dimensões teóricas, epistemológicas e metodológicas, sem deixar de abarcar a importância das narrativas como mediadoras das práticas socioculturais dos intérpretes/usuários.

GT2 Imagens midiáticas
Espaço para discussões sobre pesquisas que envolvem a produção de significados da imagem, na sua relação com a palavra, com a cognição e com a técnica; na análise de imagem e de seus processos de visibilidade, interação, subjetividade, identidade e sociabilidade ou na aplicação e desenvolvimento de metodologias de interpretação de imagens midiáticas.

GT3 Mídia e cidade
Espaço de discussão para pesquisas com ênfase na interface mídia e urbanidade, que abarca a cidade em seus contextos de experimentação e intervenção sociocultural. Nesse sentido, o entendimento de mídia se amplia, com os múltiplos fenômenos de comunicação que pontuam o espaço urbano, especialmente os que se relacionam à arte, à ciência, ao corpo, aos gêneros, à cultura popular, ao consumo, às instituições, às novas tecnologias.

GT4 Práticas Jornalísticas
Espaço de discussão sobre pesquisas acerca das práticas jornalísticas desenvolvidas no âmbito do jornalismo profissional, bem como as desenvolvidas de forma orgânica pela sociedade e vistas como fenômenos socioculturais de comunidades, grupos e coletivos de diversas configurações. Tais práticas podem ser observadas e analisadas nas suas relações com a cultura, a ciência, as artes, os saberes tradicionais, o mundo do trabalho, a cidade, o espaço urbano, o consumo, novas tecnologias e instituições atuais.

GT5 Jornalismo Literário e Narrativas de Transformação Pessoal e Social
Espaço dedicado à discussão de pesquisas sobre Jornalismo Literário e Narrativas de Transformação Pessoal e Social. Este espaço abrange uma ampla gama de plataformas de apresentação, incluindo mídias impressas, eletrônicas e digitais. As pesquisas podem abordar diversos tipos de pesquisa e aspectos, como estética, gênero, história, ideologia, técnica e ética, entre outros. Além disso, são bem-vindas as pesquisas que buscam estabelecer diálogos transdisciplinares com estudos de gênero.

GT 6 Mídias, dominação e resistência
Espaço para debates sobre pesquisas que tratem do papel das mídias na produção, reprodução e/ou transformação das relações que caracterizam as sociedades atuais, levando em conta as mediações e os dispositivos comunicacionais., envolvendo processos de subjetivação, práticas de consumo e identidade cultural, gênero, sexualidade, ideologia, resistência, violência, ativismo, entretenimento, marcadores sociais da diferença, racismo, sexismo, problemas sociais, interseccionalidade, democracia e (anti)fascismo.

GT7 Comunicação urbana e decolonialidade
Espaço para debates sobre pesquisas que tratam dos fenômenos de comunicação que permeiam o cenário urbano, na perspectiva da decolonialidade, e com ênfase nas manifestações produzidas à margem do circuito midiático dominante.

GT8 Educação Midiática
Espaço para discussões sobre pesquisas que tratam de educação midiática, envolvendo linguagens das mídias, o conceito de representação e suas implicações nos processos de interpretação de produtos midiáticos, os processos de produção e o consumo midiático, bem como pesquisas que tratem de práticas educacionais que visem à educação midiática.


EPECOM Jr

GT Jr 1 – Comunicação e práticas profissionais
Espaço de debate sobre pesquisas de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso (em nível de graduação) que contemplem reflexões teóricas e experimentais sobre o universo das práticas profissionais da comunicação.

GT Jr 2 – Análise de mídia
Espaço de debate sobre pesquisas de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso (em nível de graduação) que contemplem análises de produtos e produções midiáticas em diferentes formatos, como texto escrito, imagem em movimento, imagem estática, áudio, multimídia, entre outras possibilidades.

GT Jr 3 – Comunicação e sociedade
Espaço de debate sobre pesquisas de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso (em nível de graduação) que contemplem reflexões sobre os fenômenos comunicacionais em sua relação com comportamentos coletivos e individuais contemporâneos ou históricos.

QUADRO DE DATAS


13/05/2024 a 20/08/2024 - Submissão de trabalhos Inscrições prorrogadas
1 - Comunicação
Para submeter uma comunicação, acesse o formulário e envie no ato da inscrição.
2 - Lançamento de Livros
Enviar os seguintes dados: Autor, Título, Editora, ano do lançamento e um resumo com 200 palavras, para o e-mail: epecom2024@gmail.com

Dúvidas, entre em contato: epecom2024@gmail.com

13/05/2024 a 20/09/2024 - Inscrições
Para garantir certificado* de participação e acesso às salas do evento, faça sua inscrição pelo formulário.

30/08/24 - Resultado das Submissões
Será divulgado no site do evento e por e-mail.

23/09/2024 e 24/09/2024 - XVII EPECOM –VI EPECOM Jr
* Exclusivo para autores e ouvintes presentes – autores ausentes terão apenas o artigo publicado nos Anais do EPECOM, mas o certificado não será emitido. Por isso, é imprescindível que as listas de presença sejam preenchidas.

PROGRAMAÇÃO


EPECOM 2024 - EDUCAÇÃO MIDIÁTICA

Evento híbrido, encontros presenciais e transmissão pelo Youtube

23 de setembro de 2024

Período da Manhã (online)
Clique aqui

9h às 9h30 – Abertura
9h30 às 10h30 – Palestra: Literacias de Mídia e Informação
Profa. Dra. Brasilina Passareli
Diretora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo

10h30 às 11h30 – Palestra: A literacia mediática no campo da comunicação
Profa. Dra. Gabriela Borges
Universidade de Algarves, Faro, Portugal

Período da Tarde - Presencial
14h às 17h – Grupos de Trabalho
17h às 18 h – Lançamento de livros

Dia 24 de setembro
Período da Manhã (online)
Clique aqui

Mesa Redonda – Mídia e Violência contra a mulher
Integrantes da mesa
Mediação: Luciana Coutinho Pagliarini de Souza
9h00 às 10h00 – Palestra: O espectador do sofrimento a distância nas imagens midiáticas
Profa Dra. Ana Elisa Viviani
10h00 às 11h00 – - Palestra: Figurações audiovisuais das emoções como denúncia da violência
Prof. Dr. Márcio Zanetti Negrini

Período da Tarde - Presencial
14h às 17h – Grupos de Trabalho do EPECOM Jr.

Programação dos Grupos de Trabalho
Clique aqui

ORGANIZAÇÃO E COMITÊ CIENTÍFICO


Presidente da Comissão Organizadora do XVII Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura (EPECOM), IV Encontro Internacional de Pesquisadores em Comunicação e Cultura e VII EPECOM Jr
Profa. Dra. Maria Ogécia Drigo (Uniso)

Comissão organizadora
Profª. Drª. Maria Ogécia Drigo
Profª. Drª. Luciana Coutinho Pagliarini de Souza
Prof. Dr. Guilherme Augusto Caruso Profeta
Profª. Drª. Thifani Postali
Antonio Anderson da Silva
Carlos Carvalho Cavalheiro
Fábio Luis Vieira
Gabriel Penna Kanazawa
Gabriella Cristina Almeida Tellini
Renata Veiga Muller São Leandro
Vernihu Oswaldo Pereira Neto

Comitê científico
Prof. Dr. Adauto Carrino
Profª. Drª. Ana Elisa Viviani
Profª. Drª. Mara Rovida Martini
Prof. Dr. Marcio Zanetti Negrini
Profª. Drª. Maria Alzira de Almeida Pimenta
Profª. Drª. Miriam Cristina Carlos Silva
Profª. Drª. Monica Martinez
Prof. Dr. Paulo Celso da Silva
Profª. Drª. Tarcyanie Cajueiro Santos

INSCRIÇÕES GRATUITAS


INSCRIÇÕES

Observe com atenção as categorias de participação e forneça corretamente seus dados na hora de fazer a inscrição. Os certificados de participação serão fornecidos posteriormente de acordo com os dados inseridos no formulário, o que inclui o tipo de participação, se no XVII EPECOM - Encontro Internacional de Pesquisadores em Comunicação e Cultura, ou se no VII EPECOM Jr. e se é ouvinte ou expositor de trabalho.

As inscrições para ouvintes estarão abertas até 20 de setembro.

Os certificados são exclusivos para autores e ouvintes participantes. Autores ausentes terão apenas o artigo publicado nos Anais do evento, mas o certificado não será emitido. Por isso, é imprescindível a participação na reunião virtual do respectivo GT, usando o nome da inscrição. As listas de participantes dessas reuniões serão utilizadas como lista de presença para a emissão dos certificados.

SUBMISSÕES / LISTA DE COMUNICAÇÕES APROVADAS



Os trabalhos deverão ser submetidos de 13/05/2024 a 09/08/2024, atendendo às seguintes premissas:


- Utilizar o template do Evento (textos fora do template não serão aceitos), salvando o arquivo na extensão original do template (PDFs não serão aceitos).
- Seguir as diretrizes de formatação de artigos, apresentadas no template.
- Enviar o artigo completo (sem possibilidade de correções posteriores) pelo formulário.
- Indicar em nota de rodapé o Grupo de Trabalho do XVII EPECOM ou do VII EPECOM Jr para o qual se direciona a submissão.
- Incluir todos os dados pessoais solicitados no template (titulação, nome completo e instituição em que é filiado).
- Realizar inscrição completa, preenchendo os dados solicitados no formulário.

Lista de trabalhos aceitos:
Clique aqui

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