logo uniso

APRESENTAÇÃO

EDIÇÕES ANTERIORES

APRESENTAÇÃO

O Encontro de Pesquisadores em Educação Escolar da Universidade de Sorocaba (Epes-Uniso) é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Uniso desde 2022.

O evento, 100% online, gratuito e com certificação, tem a proposta de ser um espaço de reflexões sobre diferentes temáticas de interesse para a educação escolar, com participação de pesquisadores do Brasil.

O Epes aceita propostas para apresentação em seis Grupos de Trabalho (GTs): Políticas e Gestão em Educação, História da Educação, Cotidiano Escolar, Práticas Pedagógicas, Ensino por Competências e Formação de Professores, sendo os trabalhos divididos em duas modalidades: Trabalho Completo, para pesquisas em andamento ou finalizadas, e Pôster (para apresentação de projetos de pesquisa).

Podem participar pesquisadores dos níveis de Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado e da Graduação (Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso).

Apresentação de Trabalhos (Trabalhos Completos ou Pôster):

As apresentações nos GTs acontecerão no dia 4 de novembro, no período da tarde. Os temas das apresentações não precisam estar relacionados com a temática do evento (Educação para as/nas diversidades), mas devem estar ligados à temática da Educação Escolar.

Data: 4 de novembro de 2024

Evento 100% online, gratuito e com certificação, organizado em sua terceira edição pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Sorocaba (Uniso).

Mesa de Abertura: 9h às 11h
Educação para as/nas diversidades

Desde a segunda metade do século passado, os sistemas educativos do Brasil e do mundo passaram por processos de ampliação de matrículas e de inclusão nas diferentes etapas. Tal dinâmica implicou a abertura das escolas para um público diverso, seja em termos de classe social, cor/raça, gênero, idade, apenas para mencionarmos as marcações sociais mais conhecidas. Por outro lado, os sistemas educativos foram desafiados a lidar com as diversidades internamente, dentro das instituições de ensino, a partir de práticas, currículos, saberes que muitas vezes contribuem para aumentar as desigualdades sociais.

Em sua terceira edição, o Encontro de Pesquisadores em Educação Escolar da Universidade de Sorocaba (Epes-Uniso) propõe refletir sobre este tema. Será que os processos de inclusão resultaram numa Educação mais democrática para as/nas diversidades, ou esta inclusão pode ser compreendida como uma “democratização segregativa”?

Para tratar deste e de outros temas, a mesa de abertura irá contar com a presença do Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas, da Universidade Federal de São Paulo, e do Prof. Dr. João Henrique da Silva, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

GRUPOS DE TRABALHOS

GT Cotidiano Escolar
Abrange pesquisas que consideram o cotidiano escolar como um espaço-tempo complexo, em permanente transformação, em que diversos sujeitos criam, recriam e atualizam saberes e fazeres. Entre outras temáticas, serão bem-vindas pesquisas que focalizem os aspectos históricos, sociais, políticos, éticos e estéticos do cotidiano escolar, assim como aqueles que envolvam temas contemporâneos e transdisciplinares.

GT Práticas Educativas
Compreende pesquisas relacionadas às práticas educativas entendidas como relações triádicas que envolvem os discentes, os docentes e os assuntos das disciplinas escolares (conhecimentos em geral e em específico: matemática, línguas e ciências) em contextos sociais, históricos e culturais específicos. Serão especialmente acolhidas pesquisas com foco em práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto pandêmico, seus desafios e potencialidades, além de estudos voltados à educação especial.

GT Ensino por Competências
Engloba pesquisas que abordem o conceito de competência e sua aplicação na aprendizagem. Tais estudos podem abranger temáticas como: o histórico e a teoria do CHA na educação; a competência pedagógica e formação na educação; a fragilidade do trabalho com atitudes, valores e virtudes; a educação baseada em competência; currículo, metodologias ativas e avaliação; entre outros.

GT Formação de Professores
Abrange pesquisas com foco na formação inicial ou continuada de professores, considerando os diversos contextos socioculturais de aprendizagem docente. Serão bem-vindos trabalhos sobre contextos formativos que propiciam o desenvolvimento profissional docente, estudos sobre identidade profissional docente, ambientes colaborativos, entre outros temas vinculados à formação de professores.

GT Políticas e Gestão em Educação
Compreende pesquisas que tratem da educação escolar, tanto no que diz respeito à Educação Básica quanto à Educação Superior, sob a mediação política, econômica, social e cultural com foco em Estado e políticas educacionais, gestão educacional e gestão escolar, avaliação institucional e trabalho docente.

GT História da Educação
Aceita pesquisas que abordem a educação escolar, tanto no que diz respeito à Educação Básica quanto à Educação Superior, sob a mediação histórica e que enfatizem a história e a memória das instituições escolares, bem como a relação entre trabalho e educação.

MODELO DE DOCUMENTO

Para submeter trabalhos ao Epes 2024, utilize o modelo de submissão de trabalhos (editável) disponível abaixo para download. Não serão aceitos trabalhos submetidos em outros formatos.

Template

Para dúvidas e demais informações, entre em contato: epes@uniso.br

De 10 de junho a 8 de setembro, por meio deste formulário.
Não serão aceitas inscrições realizadas por outros meios. Certifique-se de ler todas as informações antes de realizar a sua inscrição. Após o fim do evento os certificados serão enviados pelo mesmo e-mail cadastrado.

ORGANIZAÇÃO GERAL DO EVENTO
Prof. Dr. André Pires (PPGE-Uniso)

COMISSÃO ORGANIZADORA
Prof. Dr. Édison Trombeta de Oliveira (PPGE-Uniso)